Translate

segunda-feira, 5 de julho de 2010

Como reconhecer um parceiro potencialmente violento

Extraído do livro “Enfrentando a violência contra as Mulheres” de Bárbara M. Soares
Muitas vezes iniciamos um relacionamento com alguém e não observamos ou não sabemos identificar que essa pessoa adota determinados tipos de comportamento que são próprios de pessoas agressivas e violentas. Muitas vezes esses comportamentos só ficam evidenciados quando o envolvimento com essa pessoa já se encontra em fase muito adiantada, de modo que alguns episódios de violência até já aconteceram, e se torna mais difícil ou perigoso sair da relação. Preocupada com isso a estudiosa Bárbara Soares realizou um estudo que demonstrou alguns tipos de comportamento que podem sinalizar um comportamento violento, para que nós possamos evitar o envolvimento com possíveis agressores. Veja a seguir alguns desses comportamentos que devem servir DE ALERTA DE PERIGO:

"1) 0 primeiro sinal de perigo é o comportamento controlador. Sob o pretexto de proteger ou oferecer segurança, a pessoa potencialmente violenta passa a monitorar os passos da vítima e a controlar suas decisões, seus atos e relações.

2. 0 rápido envolvimento amoroso também pode sinalizar perigo. Em pouco tempo a relação se torna tão intensa, tão insubstituível, que a futura vítima se sente culpada por tentar diminuir o ritmo do envolvimento. Nas palavras do(a) agressor(a) “a futura vítima é a única pessoa que pode entendê-lo(a)! Ele(a) nunca amou ninguém daquela forma e estará destruído(a) se ela(e) o(a) abandonar...”

3) A pessoa tipicamente violenta, geralmente desenvolve expectativas irrealistas com relação à parceira. Espera que ela preencha todas as suas necessidades, exigindo que a mulher seja perfeita como mãe, esposa, amante e amiga. Acaba por colocá-la em posição de isolamento, criticando e acusando amigos e familiares e procurando impedir, das mais variadas formas, que ela circule livremente, trabalhe ou estude.

4) 0 homem ou mulher violento(a), por outro lado, revela uma hipersensibilidade, mostrando-se facilmente insultado(a), ferido(a) em seus sentimentos ou enfurecido(a) com o que considera injustiças contra si.

5) 0(a) autor(a) de violência também pode revelar crueldade com animais e crianças e gostar de desempenhar papéis violentos na relação sexual, fantasiando estupros, desconsiderando o desejo da parceira ou exigindo disponibilidade sexual em ocasiões impróprias.

6) 0 abuso verbal é sinal que pode preceder a violência física. O(a) agressor(a) poderá ser cruel, depreciativo, grosseiro. Tentará convencer sua (seu) parceira (o) de que ela (ele) é estúpida (o), inútil e incapaz de fazer qualquer coisa sem ele(a).

7) Se houver outros abusos no passado ele(a) tentará negar, responsabilizando suas vítimas anteriores.

Esses sinais não devem servir para condenar ninguém, mas exigem que fiquemos atentos: eles podem indicar que o caminho para a violência está sendo pavimentado."

Extraído de: SOARES, Bárbara. Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres. Enfrentando a Violência contra a Mulher. Presidência da República: Brasília, 2005.

12 comentários:

  1. Parabéns minha amiga, seu blog esta cada vez melhor prestando um serviço a Sociedade em defesa das mulheres.
    Saudades de ti lá no Mulheres Sábias. paz querida. besos!

    ResponderExcluir
  2. Muito esclarecedor. Infelizmente, ainda é muito alto o número de casos de agressão a mulheres e é importante conhecer o temperamento de quem vai fazer parte da sua vida para não se arrepender quando for tarde demais ou não houver mais nada a fazer.

    ResponderExcluir
  3. O minha amiga delegada, vc é um doce viu?? paz querida!

    ResponderExcluir
  4. Delegada, a senhora está de parabéns!!!As informações foram ótimas e coincidiram com oque vivo com meu esposo!!!
    Isto, só me enche de forças para desistir de estar casada com um homem cruel..Obrigada

    ResponderExcluir
  5. Estou passando por um relacionamento assim, em Julho de 2013 conheci um rapaz na empresa, em Outubro ele ja queria se casar, foi ai que comecei a perceber seu comportamento exacerbado, sua alteracao na voz, controle excessivo e principalmente sua EXIGENCIA na disponibilidade sexual impropria!! Essas atitudes, principalmente a ultima me feriu muito psicologicamente!! Desde Outubro estou tentando terminar o namoro mas sem sucesso!! Cada vez q tento terminar ele fica ainda mais violento e transtornado!! O pior e que alem de tudo dependo do meu emprego e ainda trabalhamos juntos!!! Em nosso trabalho todos adoram ele e nao imaginam tudo o que passo!! Esse homem levou o bem mais precioso que eu tinha ... a minha PAZ, agora luto todos os dias pra tentar recupera-la e estou buscando forcas para sair desta situacao!! Obrigada pelo texto, infelizmente meu namorado se encaixa em todos os itens!!

    ResponderExcluir
  6. Estou passando por isso, fui na delegacia 2 vezes e passei papel de ridícula, e vi também uma mãe de uma adolescente defendendo sua filha, que também não pode ser feito nada. A única esperança é que eu tenho está em Deus que é a Justiça.

    ResponderExcluir
  7. Estou sofrendo violência doméstica, psicológica e sinto q ele pode me agredir a qualquer momento

    ResponderExcluir
  8. eu estava me envolvendo em um relacionamento abusivo, fiquei com ele há um mês mais ou menos, e ele já chegou a me agredir fisicamente e verbalmente tbm, no começo ele era bonzinho, depois ele começou a me tratar mal, se tornou mandao, impaciente tendo surtos de violência as vezes, esses dias assim q eu sai da casa dele e cheguei em casa, resolvi dar um basta, e bloquiei ele do face, e tirei o chip do meu cel, pra cortar contato com ele totalmente, pq quanto mais nós vamos se envolvendo fica mais difícil de sair, então aproveitei q ainda é recente, e nós só estávamos ficando ainda por enquanto, mas podia rolar coisa seria, e eu entrar numa furada....sinto saudades dele, mas não vou voltar atrás, pq eu sei q a situação vai piorar, e vai ser mais difícil de sair, acho q eu tomei a decisão certa, uma hora eu esqueço ele.

    ResponderExcluir
  9. Iniciei um relacionamento com uma pessoa que já foi internada em clínicas psiquiátricas 3x. Ele tem o diagnóstico de Bipolar, porém vejo q tem características psicopata e se enquadra no perfil de uma pessoa violenta. Doente. :(

    ResponderExcluir
  10. Vivi esse terror até ao passado dia 12 dez 15, só consegui sair pq devido partilhar com uma amiga a situação de abuso em q vivia. Acusava me de andar com outras pessoas, de ser mentirosa, oferecida fazia todo o tipo de acusações. Depois as pazes eram muito intensas e sempre com caráter sexual. O ponto em q eu me dei conta de q estava um trapo humano, foi qd soube q estava grávida e no qual partilhei com ele...q era algo q queriamos muito...no entanto ele dizia q eu apenas o estava a manipular, q nem estaria gravida e se estivesse nao era dele...foi nessa altura q percebi q precisava de ajuda. Entreguei a minha vida à minha amiga confidente e aceitei e fiz tudo o q ela disse. Terminei a relação. Deixei de ter qualquer contato com o agressor e infelizmente nao dei continuidade à gestação. Apesar deste desfecho sinto me que tenho um longo caminho pela frente pois estou destruida emocionalmente

    ResponderExcluir
  11. Perfeito...eu estou tão envolvida que chego a sentir dúvida se ele é mesmo violento...já deu murro na minha cara, já puxou meus cabelos, já tentou introduzir objeto no meu ânus durante a relação sexual, me causando muita dor...

    ResponderExcluir
  12. Durante o namoro ele sempre fazia ameaças para eu não largar dele. A primeira vez que ele me bateu foi na véspera do casamento. Não tive forças de cancelar o casamento. Casei e as agressões continuaram. Motivos? Qualquer coisa que ele não gostasse. Se eu reclamasse de seu comportamento, da sua família, de seus amigo... ele me batia. Um dia perguntei a ele após uma agressão porque ele quis casar comigo? Só para me fazer sofrer? Ele me respondeu que era porque sua ex namorada não quis casar com ele.

    ResponderExcluir