Translate

quinta-feira, 17 de junho de 2010

Como planejar e organizar a casa para pessoas com deficiência

Autora:     Sônia Falcão, terapeuta ocupacional.

Moradias ou ambientes de trabalho exigem adaptações específicas a cada tipo de necessidade especial. Segundo cálculos realizados no fim da década de 60 pela National Comission on Architectural Barriers to Rehabilitation of the Handicapped (Comissão Nacional em Barreiras Arquitetônicas para a Reabilitação de Deficientes).
 
A uma construção adaptada desde o início às necessidades de pessoas especiais custa cerca de 1% mais do que um projeto convencional. Já uma reforma posterior com o mesmo objetivo custaria cerca de 25% sobre o valor inicial da obra. A proposta do design universal, também conhecida em inglês por termos como “health house" (casa saudável), "flex house" (casa flexível) e “lifetime home" (casa para a vida inteira), prevê a praticidade, conforto, autonomia e segurança no uso do ambiente em questão por pessoas de qualquer idade, sexo e condição física. O conceito surgiu na década de 90 nos Estados Unidos.

Além das normais relacionadas à construção, o design universal também prevê a adoção de um mobiliário que permita sua utilização por diversos tipos de pessoas, incluindo as deficientes físicas. Atualmente, o número de itens que se adapta a esse conceito é bastante extenso, incluindo os que minimizam esforços manuais e acidentes. Veja alguns exemplos:
Iluminação
A vida dos deficientes visuais, por exemplo, muitas vezes é imensamente facilitada com a troca das lâmpadas convencionais por outras mais fortes.
Outra opção é filtrar a luminosidade por meio de cortinas ou outras ferramentas que diminuam o ofuscamento visual.
Pisos
A regra é simples: manter os pisos limpos e sem desníveis ou irregularidades.
Portas
Para os deficientes físicos e usuários de cadeiras de rodas, as portas devem ser largas o suficiente para permitir sua passagem. Lembrar que eles também precisam trafegar de um cômodo a outro no interior da casa, então o quesito largura se aplica a todas as portas.
Banheiro
Deve haver espaço para se colocar a cadeira ao lado e fazer a transferência. No Box deve haver um banquinho firme na parede e corrimão para apoio.
Eletrodomésticos inteligentes
Como ferros de passar roupa programados para desligar de forma automática.
Softwares
As pessoas com necessidades especiais já têm à mão uma grande quantidade de opções que permitem a organização eletrônica de suas atividades pessoais ou profissionais. Para chegar a elas, o deficiente físico pode instalar, por exemplo, softwares que atendem ao comando de voz e podem até mesmo responder ao usuário por meio de um sintetizador de voz.
Escolas e oficinas especializadas
Há maior integração com a família para proporcionar orientação e apoio de maneira informal.
Geralmente existem oficinas pedagógicas. Nesse local são trabalhadas habilidades motoras básicas e são descobertos interesses dos aprendizes. Nelas, seu filho estará em contato com diversos materiais diferentes, ferramentas e equipamento simples, que poderão experimentar sem compromisso com a produção.
Existem, também, as oficinas protegidas de trabalho, locais que provêm trabalho protegido para pessoas portadora de deficiência mental.
Fonte: Sônia Falcão, terapeuta ocupacional.
 

8 comentários:

  1. A meu ver, no futuro, todas as pessoas deviam ter em mente a acessibilidade em suas casas, passeios, para recebermos os amigos portadores de deficiência, idosos... Lógico que não precisamos, caso não tenhamos morador portador de necessidades especiais em casa, de todos os itens de acessibilidade, mas uma rampa, portas mais largas, qualquer detalhe que pudermos "incluir" em nossa moradia já é muito bem vindo para quem precisa. Estou apaixonada com seu blog. Já indiquei para todos os meus contatos. Abraços, parabéns!

    ResponderExcluir
  2. Fico feliz que você tenah gostado e indicado.Obrigada! Sabe, Roberta,muitas pessoas são individualistas, egoístas e não enxergam as outras. O meu principal objetivo, além de dividir informações, é sensibilizar as pessoas, pois eu acredito que nós possamos construir um mundo mais humano se cada um sair um pouco dessa postura de omissão e tiver pelo menos um gesto de amor para com o próximo. Abraços.

    ResponderExcluir
  3. Olá!!!
    Obrigada pela visita ao Monólogo! Venha sempre! Também gostei muito do seu blog: instrutivo, objetivo e acessível, muito bacana. Creio que temos muitos interesses em comum. Estou seguindo seu blog também.
    Abração, e vamos manter contato!

    ResponderExcluir
  4. Querida amiga, quanta saudade. Enorme alegria encontrá-la na web com esse blog excelente, que fala muito do anjo que você é. Estou seguindo-a também, para ficar mais informada sobre suas atividades. Escrevi outros poemas sobre mulher, creio ser grande admiradora dessas heroínas da raça humana, sempre incansáveis na construção de uma sociedade mais justa, igualitária e tolerante. Você é a rosa maior desse jardim no RN. Meu carinho e admiração sempre. Jania Souza

    ResponderExcluir
  5. Parodiando meu amigo Cefas Carvalho: "Eita!"
    Que maravilha que vocês existem!! Mulheres especiais, que fazem a diferença. Não tenho palavras para agradecer.
    Jânia, poeta querida, mande as poesias para meu email. Meu blog está a sua disposição.

    Beijos
    email: rossanaroberta@supercabo.com.br

    ResponderExcluir
  6. Rossana amei o seu blog, já estou te seguindo.

    Sobre o post e o tema proposto é de muita relevância. Onde os minoritários deficientes são esquecidos nessa sociedade egoísta que só pensa na sua existência regalada pelas explorações dos indefesos.

    Como sou um conterrâneo, e atualmente moro em São Paulo, convido-a visitar o meu blog "Hubner Braz" e o blog entre amigos da confraria "CPFG"

    Bjs

    Hubner Braz
    hubnerbraz.blogspot.com
    cpfg.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Oi Rossana!!
    Tem selinho prá ti lá no meu blog.
    bjs

    ResponderExcluir
  8. Que maravilha de texto. Muito esclarecedor. parabéns Rossana. BJS querida!

    ResponderExcluir